separator-left-side

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

A Região

trancosoTrancoso encontra-se ainda hoje rodeada de muralhas, da época dinisiana, com um belo castelo também medieval, a coroar esse majestoso conjunto fortificado. Com os seus numerosos monumentos, da arquitectura civil e religiosa, constitui um dos mais expressivos Centros Históricos do país, visitado anualmente por muitos milhares de pessoas. Destacam-se, entre todos, as Igrejas paroquiais de Santa Maria e de S. Pedro, a Casa dos Arcos, de séc XVI, a Igreja da Misericórdia, a Casa do Gato Preto, um curioso edifício do antigo Bairro Judaico e o Pelourinho, bela peça do mais puro estilo manuelino.

No exterior da muralha, podem ver-se a Fonte Nova, de linhas clássicas erguida no sec. XVI, a Capela de S. Bartolomeu, exemplar barroco, a Igreja da Senhora da Fresta e Capela de Santa Luzia, templos da transição do romântico para o gótico, as capelas do Senhor da Calçada e de Santa Eufémia, do séc. XVIII e, ainda, o antigo Convento dos Frades Franciscanos, com elementos do séc XVI ao séc XVIII, hoje recuperado e transformado em Auditório Municipal.


 

muralhasO castelo e as muralhas que cercam o Centro Histórico ( com 15 torres e cubelos, entre os quais se abriam 4 portas e 3 postigos), são os mais importantes e mais antigos monumentos do concelho de Trancoso. A fortaleza é anterior à Nacionalidade, foi reforçado por D. Dinis com sete torres amuralhadas, quatro das quais vãs. As suas muralhas foram restauradas em 1173, 1282, 1530 e 1940.

A Torre de Menagem, que não ocupa o centro da cidadela, é de configuração rara, em forma de pirâmide truncada, possui uma janela árabe, com arco de volta de ferradura. Esta torre, no tempo de domínio árabe seria torre albarrã onde se guardaria o tesouro do califado e do resultado das pilhagens efectuadas. O castelo possui restos de uma torre, que foi capelada da cidadela sob invocação de St. Maria Madalena. Este castelo, que os templários tinham recebido por doação, e as muralhas que circundam a cidade estão classificadas como Monumento Nacional.


 

portas d el reiSituadas nas muralhas que rodeiam a cidade, a Sul, abertas entre duas torres ameadas. Ostentam o escudo da cidade, lavrado em pedra. Exteriormente formam um arco abatido e interiormente um arco em ogiva (que indica transição para o estilo gótico). Em recuadas épocas, fechavam com grades de pau ou ferro e porta em Madeira.

 


 

Bem-vindo

welcome

Pensando em si foi construída em 1987 a Residencial Dom Dinis. Situada na Av. da Republica 10,  tem três pisos, pelos quais estão distribuídos 22 quartos.

Venha Visitar-nos!

Sobre nós

about us

A Residencial Dom Dinis possui quartos individuais, duplos e triplos, e tem 1 quarto com dois quartos independentes e uma casa de banho que são uma excelente opção para as famílias ou grupo de amigos.

Onde estamos

location

Situado na zona interior da Beira Alta e pertencendo ao distrito da Guarda, Trancoso é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal...

top